JSN ImageShow

Você está aqui: InicioColuna - Gabriela MonteiroRetrato da realidade brasileira

Retrato da realidade brasileira

Compartilhar

olinda

Por: Gabriela monteiro

Retrato da realidade Brasileira: Ilha do Maruim, Olinda-Pernambuco
A ilha do Maruim está esquecida, mas o governo faz questão de lembrar em época de eleição
Ilha do maruim é uma comunidade localizada na área de mangue as margens do rio Beberibe e da praia El Chipre em Olinda, Pernambuco.

 

É uma das comunidades mais pobres da região Nordeste do país. Tem como principal fonte de renda a pesca, passada de geração para geração, porém com a poluição do mar a pescaria está cada vez mais prejudicada.

A ilha está entre as milhares de favelas espalhadas pelo país, que sofrem com o esquecimento pelo resto do mundo.E um dos sintomas dessa exclusão é o alto índice de criminalidade e violência na região. Os jovens da região estão sem perspectiva para o futuro, ao procurar emprego, no centro de Olinda, não podem dizer que são de Maruim, pois são totalmente desacreditados devido a "má fama" da comunidade.

O saneamento é precário, com a falta de pavimentação nas ruas, todo o esgoto corre a céu aberto, há 73,3% de coleta de lixo nos domicílios, os outros 26,7%, ficam a céu aberto, o que contribui para a proliferação de doenças.

O posto de saúde aberto há pouco tempo, já parou de funcionar e a população está sem o único atendimento médico da região, se alguém precisar de uma emergência só encontra atendimento no centro de Olinda.

A situação na região é critica, ONGs querem ensinar as famílias higiene básica, mas como isso seria possível sem água? Mesmo com 89,8% de domicílios abastecidos, 47,5% não recebem nenhum tipo de tratamento da água.

No meio de tanto atraso, os políticos querem ganhar a confiança da população. Mas como isso seria possível com as marcas que o tempo de sofrimento insistem em manter?

Os políticos da região estão brigando para conseguir essa confiança, mas a conversa é sempre a mesma, prometem reabrir o posto de saúde, ora, isso não uma obrigação do Estado? Porque essa insistência em prometer coisas obrigatórias como se fossem um favor?

Pois bem, a população respondeu com a recusa de saírem de suas casas para votar, 27% da população votou em branco, nulo ou simplesmente não foram votar. O prefeito Renildo Calheiros, foi reeleito com uma quantidade de votos menor que a quantidade de abstenção, ele recebeu o voto de 102.295 pessoas, contra 105.056 pessoas que se abstiveram ao voto.


Fontes:http://olindahoje.blogspot.com.br/
http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R1433-1.pdf


HiperLink :
Prefeitura: http://www.olinda.pe.gov.br/


rio Beberibe e da praia El Chipre em Olinda, Pernambuco: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R1433-1.pdf


Renildo Calheiros:http://www.olinda.pe.gov.br/secretarias-e-orgaos/gabinete-do-prefeito

comments
anuncie

Som da Quebrada - 2012 - 2013

X Fechar