JSN ImageShow

Você está aqui: InicioColuna - Gabriela MonteiroMarting Luther King

Marting Luther King

Compartilhar

Um dos maiores lideres pacifistas dos direitos civis dos negros Nascido em 15 de novembro de 1929, em Atlanta na Geórgia, filho de pai pastor e mãe professora. Luther King segue os passos do pai e torna-se pastor aos 19 anos. Alguns anos depois forma-se em teologia e dedicou-se aos estudos de filosofia no seminário de Crozer.

Durante a pós-graduação conhece Coretta Scott, estudante de música, com quem se casa. E em 1954 segue como pastor da igreja batista de Montgomery no Alabama. Os Estados Unidos é um dos países com mais problemas relacionados ao preconceito contra negros.

Em 1955 uma mulher foi presa ao recusar ceder lugar no ônibus a uma mulher branca. Foi então que lideranças negras iniciaram uma campanha que durou 1 ano e 16 dias, essa campanha consistia em conceder direitos igualitários aos negros, e um dos movimentos realizados foi o boicote a ônibus como forma de protesto contra a segregação racial. Durante todo o tempo de campanha Luther King e sua família foram ameaçados e sua casa foi bombardeada.

A partir desse movimento Marting inicia a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Os protestos de Martin Luther King baseava-se na desobediência civil não violenta de Mahatma Gandhi, quem o inspirou durante todo o processo de luta contra discriminação. Em 1957 torna-se líder da Conferencia da Liderança Cristã (SCLC), uma organização de igrejas e sacerdotes negros, que Luther King ajudou a fundar com o objetivo de extinguir as leis de segregação racial através de boicotes e manifestações pacíficas.

Com o objetivo de saber mais sobre formas de protestos pacíficos de Gandhi, Marting vai até a Índia em 1959.De 1960 à 1963 liderou manifestações contra a segregação racial em lugares públicos como restaurantes e hotéis. Liderou a campanha “A marcha para Washington” pelos direitos civis dos cidadãos dos Estados Unidos, mais de 200.000 pessoas participaram dessa campanha.

Luther King foi preso diversas vezes durante sua trajetória de luta contra o racismo. No mesmo ano liderou a passeata mais famosa de sua luta em Washington com o discurso mais lembrado até hoje “I have a dream”- Eu tenho um sonho.

E em 14 de outubro de 1964 foi o mais jovem, até então, ganhador do prêmio Nobel da Paz. Um de seus movimentos em 1965 resultou na aprovação da Lei dos Direitos do Voto que abolia exames para impedir a população negra de votar.

Participou do Movimento pela Paz no Vietnam em 1967, mas a população e outros líderes negros não viram com bons olhos aquela atitude, com a legação de mudança de prioridade. No dia 4 de Abril de 1968 Marting Luther King morre assassinado a tiros em Memphis, Tenessee, na frente de um hotel, momentos antes de iniciar uma marcha.

O autor do crime era branco e fazia parte de uma legião de segregacionistas que odiavam Luther King. Ele confessou o crime, mas se arrependeu da confissão anos depois. Em 1986 foi criado um feriado em homenagem à Marting Luther King que acontece toda a terceira segunda feira do mês de janeiro, data próxima ao dia de comemoração do aniversario de Luther King. Mas só em 1993 o feriado foi cumprido em todos os estados do país.

 

comments
anuncie

Som da Quebrada - 2012 - 2013

X Fechar